03/04/2015

Bolo de “chocolate” saudável!

Olá meninas, hoje não venho falar de maquiagem, e sim passar uma receita, mas acredito que não deixe de ser beleza, afinal quando comemos bem a pele fica mais bonita e tudo fica melhor, não?!

Eu sempre gostei e preferi comer coisas mais saudáveis mas por conta de saúde recentemente entrei em uma dieta restritiva (quando o médico diz que vc não deve/não pode comer X coisa por um certo tempo ou pra sempre) sinceramente não achei um desafio tão grande como a maioria das pessoas enfrentam por conta dos meus hábitos como eu disse, mas mesmo assim ainda tive que mudar algumas coisas, e claro que as vezes sofri de tentação, quem nunca?! ahahahah
Mas não me deixo abater e como gosto muito de inventar na cozinha e fuçar na internet sempre venho com opções possíveis e procuro substituições mais saudáveis, como esse bolo de hoje! Assim ninguém precisa passar vontade, é bom aprender que dieta não é sinônimo de privação, é saber trocar por alimentos melhores e claro sempre usar o bom senso na quantidade!

O Bolo de “chocolate” de Alfarroba sem glúten, sem lactose, sem açúcar e light! Tudo de bom né?! ahahahahah O segredo aqui é não usar o chocolate, mas sim o Alfarroba pra substituir, ele vem de uma frutinha rica em fibras e possui sabor semelhante ao chocolate, separei esse link aqui mas vcs encontram mais coisas pela internet sobre a alfarroba!
 pedaço bolo alfarroba
Fiz essa receita depois de procurar várias pela internet e achar cada uma de um jeito, ai juntei todas e fiz ao modo Carol!  kkkkkk E como tenho vários amigos “intolerantes” também foi pensando em pessoas assim que fiz a receita o mais passível de ser usada por eles toda “sem alguma coisa” ahahahaha
Vale ressaltar que ela ser sem glúten ou lactose, diet ou light vai variar dos tipos de ingredientes que vc escolher usar, ok? Por exemplo: se usar farinha de trigo integral ela seria a opção mais nutritiva, mas também não será sem glúten, mas se vc não é celíaco não há necessidade de usar a sem glúten! e por aí vai…. Mas eu dou as “melhores” opções na receita, cabe a vc escolher! Então vamos lá?! Smiley de boca aberta


RECEITA:
Ingredientes:
  • 1 xícara de farinha sem glúten ou integral
  • ½ xícara de farinha de aveia. (Se for celíaco e não achar a sem glúten, pode trocar por qualquer outra integral ou farinha de arroz, de amêndoas ou botar mais farinha comum sem glúten mesmo)
  • 1 xícara de alfarroba em pó
  • 2 xícaras de açúcar (adaptar a medida para o seu adoçante de preferência, ou usar açúcar demerara ou mascavo)
  • ½ xícara de óleo de coco extra virgem (em estado líquido, aquecido 15s no microondas)
  • 1 xícara de leite desnatado (em temp. ambiente)
  • 4 ovos (de preferência em temp. ambiente)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • Se preferir adicionar a gosto: essência de baunilha, cravo, canela em pó, café, amêndoas, castanha do pará, nozes.
Obs: Leite e água são equivalentes! Se for intolerante a lactose pode substituir o leite por água quente. Mas precisa usar óleo vegetal na receita!

Modo de preparo:
Bata a clara e as gemas separadas, reserve-as.
Misture as farinhas e ingredientes em pó.
Acrescente o leite e misture.
Se tiver acrescente agora as especiarias e misture.
Acrescente o óleo e misture.
Acrescente os ovos, primeiro as gemas e depois as claras, e misture até a massa ficar bem homogênea e no ponto. E então coloque o fermento em pó e misture bem.
Depois coloque na forma untada e leve ao forno pré-aquecido (15mins) a 180 graus por 30-45 minutos. Não abrir o forno antes dos 30 minutos.

 
Cobertura ganache
Ingredientes:
  • 3 colheres de alfarroba em pó
  • 2 colheres de adoçante ou açúcar demerara ou mascavo
  • 1 colher de amido de milho
  • 1 caixa de creme de leite sem lactose ou light

Modo de preparo:
Coloque tudo em uma leiteira e fique misturando em fogo baixo até dar ponto.

 bolo de alfarroba sem gluten lactose diet
Todos os ingredientes vocês encontram em lojas de produtos naturais ou supermercados, mas procurem primeiro em supermercado pois costuma ser mais barato lá!

Não tem foto dele com a cobertura, que aliás é opcional, pq como podem ver pela primeira foto eu não resisti eu tirei um pedaço dele antes kkkkkkk fiz ele num dia a noite e no outro pela manhã fiz a cobertura, e né ia ficar feio foto do bolo cortado Smiley mostrando a língua Aqui fez sucesso e ficou uma delícia com café <3
No meu das especiarias coloquei castanhas do pará quebradas/trituradas, canela, café, e cravo, mas o cravo não repetiria kkkkkkkk

Fica a dica pra páscoa que está chegando! Dá pra fazer outros doces com alfarroba também como brownies (esse to pra experimentar, se ficar bom posto aqui!), brigadeiros, achocolatados etc…

E lembrem-se caso queiram/precisem fazer uma dieta não vá em qualquer médico, consultem sempre um nutricionista de sua confiança, só ele pode elaborar dietas adequadas, nenhum outro médico é habilitado para isso, não faça dietas “da moda”.

Espero que tenham gostado! e se fizerem a receita me contem como ficou, e caso postem fotos me marquem no instagram @carolbritomakeup pra que eu possa ver!
E aí gostam desse tipo de post? Comentem e digam o que acharam e se tem alguma sugestão!


 carolina brito

2 comentários:

  1. DELIIIIIIIIIIIIIIIIIIICIA! Comi hoje ahahahah, acredita??
    Muito bom mesmooo!!!

    Tem sorteio rolando no site, corre lá! http://blogandocomadeni.blogspot.com.br/2015/04/sorteio.html
    No meu insta também instagram.com/denilzefranca
    E na fan page =) https://www.facebook.com/blogandocomadeni
    São treees chances de ganhar <3
    Bjoo

    ResponderExcluir

♥Obrigado pelo comentário! Muitos Beijos♥